quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade 3.8 Ilha das Flores


Título: Ilha das flores?

Áreas do Conhecimento: Português, Matemática e Ética.

Tempo de duração: 4 aulas divididas nos momentos diferentes descritos no desenvolvimento.

Série: Todas – considerando os níveis de dificuldade a serem exigidos dos alunos relacionados à português e matemática – deve ser preocupação docente a formulação destas atividades de acordo com o que os alunos estão aprendendo.

Objetivos:
  • Interpretar o vídeo segundo os valores humanos – alguns esquecidos, inclusive.
  • Estabelecer parâmetros de reflexão sobre a consciência ambiental e humana em relação à produção e destino do lixo.

Recursos utilizados:
  • Vídeo “Ilha das Flores”, aparelho de DVD e TV (ou como alternativa podem assistir o vídeo na sala de informática, dispensando o aparelho de DVD e TV nesta situação)
  • Computador conectado à internet e questionário eletrônico
  • Folha de papel, lápis e borracha.


Desenvolvimento:
  • Apresentar o filme aos alunos e discutir os pontos que mais chamaram atenção das crianças, ressaltando o quanto é complicado entender os termos TER e SER, revendo os valores sobre o que é importante, realmente, para a convivência social e valorização de si e do outro. A questão da produção de lixo, inclusive o encaminhamento de materiais aproveitáveis a este destino, precisa ser repensado, pois enquanto muitos jogam coisas boas para utilização, outros passam fome, frio, não tem moradia, tampouco qualidade de meio ambiente para sobrevivência – já que a vida tem passado longe da existência destes seres humanos.
  • Após discussão, os alunos devem produzir um relato escrito sobre o que foi visto e discutido, dando sua opinião sobre o assunto – ainda que este texto possa ser sintetizado em um parágrafo, a qualidade é que deve ser primada (e o tamanho do texto adequado à idade do aluno).
  • Em seguida, o professor pode levar os alunos ao laboratório de informática para responderem no blog do professor um questionário reflexivo sobre os pontos principais do vídeo, envolvendo a questão de língua portuguesa sob o foco ético do vídeo, como fatores referentes à construção de palavras, construção e identificação das diferentes partes da frase, quantidades – enfim, um conjunto de questões com base no filme envolvendo outras habilidades do aluno além do pensamento reflexivo e ético para a formação de caráter.

Avaliação:
Notar as alterações de conduta comportamental e os valores expressos pelos alunos após a discussão do filme – de nada adianta demonstrar conhecimento verbalmente, é preciso desenvolver atitudes, ainda que não de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário